Filosofia – 10 Ano
1- Iniciação à actividade filosófica
Abordagem introdutória à filosofia e ao filosofar
- Problema
- Conceito
- Tese
- Argumento
2 - A acção humana e os valores
A acção humana – análise e compreensão do agir
A rede conceptual da acção :
- Acção
- Agente
- Intenção
- Motivo
Determinismo e liberdade na acção humana
- Determinismo
- Liberdade
- Causalidade / Finalidade
- É o livre – arbítrio compatível com o determinismo?
2 – Os valores – Análise da compreensão da experiência valorativa
- Valores e valoração – a questão dos critérios valorativos
- Valor
- Critério valorativo
- Distinção entre juízo de facto e juízo de valor
– Valores e cultura – a diversidade e o diálogo de culturas
- Absoluto / Relativo
- Cultura
- A relação entre a diversidade cultural, o relativismo e a tolerância.
3 – Dimensão da acção e os valores
– A dimensão ético-política
- Análise e compreensão da experiência convivencial
– Intenção ética e normal moral
- Ética
- Moral
– A dimensão pessoal e social da ética – o si mesmo, o outro e as instituições
- Responsabilidade
- Por que razão havemos de ser morais?
– A necessidade de fundamentação da moral – análise comparativa de duas perspectivas filosóficas.
- Confronto entre a ética utilitarista do Stuart Mill e a ética deontológica de Kant.
– Ética, direito e política – liberdade e justiça social ; igualdade e diferenças; justiça e equidade.
A ética é reflexão sobre os problemas morais. Preocupa-se com os ideais da acção humana, isto é, como deve ser a acção humana, diz respeito à reflexão dos princípios ideais da acção.
A ética, o direito e a política são campos que estão relacionados, mas que não devem ser confundidos. Estão relacionados porque se relacionam com o agir humano. Tanto a política como o direito devem ter como base princípios éticos. A realização do ser humano no interior de uma sociedade é essencialmente configurada pelo direito e pela política. Estas surgem devido à necessidade de harmonizar os interesses individuais com os interesses colectivos de forma não violenta, tendo em conta a convivência pacífica.
O direito é o conjunto de normas que regulam as relações entre os cidadãos, estabelecendo também formas de punição para a violação dessas normas. O direito é o conjunto de normas que têm em conta a diferença de interesses entre os homens, com o objectivo de prever conflitos.
A política tem que ver com os projectos sociais e com os direitos e deveres dos cidadãos. É uma forma de enquadramento das relações sociais que pretende organizar e gerir as relações sociais, tendo em conta o bem-estar social.
Numa sociedade democrática, a liberdade individual não pode ser arbitrariamente incondicional, pois o direito de cada indivíduo à realização dos seus interesses e das suas aspirações não pode eliminar o direito à realização das aspirações e dos interesses dos outros cidadãos.
Para isso é necessário o Estado de direito, que é a essência de uma sociedade democrática, que equaciona o respeito pela liberdade individual como garantia da liberdade civil. O Estado é, assim, a forma moderna de organização política. Por estado de direito entende-se o sistema político que respeita as liberdades de tal modo que ninguém, nem mesmo o próprio Estado, se encontrem acima da lei. O Estado estabelece, assim, a igualdade de todos perante a lei, reconhecendo a igualdade de direito a todos os cidadãos. É a garantia última da igualdade e da liberdade. O Estado é, então, a institucionalização do exercício do poder político e da autoridade, tendo em vista a concretização dos fins a que a comunidade definiu como bons.
Por Estado de direito entende-se o sistema político que respeita as liberdades de tal modo que ninguém, nem mesmo o próprio estado se encontra a cima lei. O Estado estabelece, assim, a forma moderna de organização política, e a igualdade de todos perante a lei, reconhecendo a igualdade de direito a todos. É a garantia última da igualdade e da liberdade.
O que legitima a autoridade do Estado é, segundo Aristóteles, é o Estado ser a forma mais elaborada de sociedade. O homem é por natureza um animal político, não pode viver sosinho, nem sozinho pode alcançar a perfeição de um Estado. A política torna-se assim, a forma mais eficaz de civilizar e moderar os costumes de um Estado.
Segundo Locke
- Estado
- Justiça social
- Liberdade
- Sociedade civil
- Equidade
- O que legitima a autoridade do estado? – Comparação das respostas de Aristóteles e de Locke.
- Como é possível uma sociedade justa ? – A resposta de Rawls.
– A dimensão estética – Análise e compreensão da experiência estética.
– A experiência e os juízos estéticos
- Estética
- Experiência estética
- Juízo estético
- Belo
- Gosto
- Como se distingue a experiência estética dos outros tipos de experiência? – A resposta de Kant e a noção de desinteresse.
- A justificação do juízo estético : subjectivismo estético e objectivismo estético.
– A criação artística e a obra de arte.
- Arte
- A teoria da arte como imitação
- A teoria da arte como expressão
- A teoria da arte como forma.
A dimensão ética da acção humana. Poder do point