Filosofia 10ºano.

Filosofia – 10 Ano
 1-  Iniciação à actividade filosófica
Abordagem introdutória à filosofia e ao filosofar
                - Problema
                - Conceito
                 - Tese
                 - Argumento
2 - A acção humana e os valores 
A acção humana – análise e compreensão do agir
A rede conceptual da acção :
               - Acção
               - Agente
               - Intenção
                - Motivo
Determinismo e liberdade na acção humana
                        - Determinismo
                        - Liberdade
                         - Causalidade / Finalidade
                          - É o livre – arbítrio compatível com o determinismo?
     2 – Os valores – Análise da compreensão da experiência valorativa 
- Valores e valoração – a questão dos critérios valorativos
         - Valor
         - Critério valorativo
         - Distinção entre juízo de facto e juízo de valor
            – Valores e cultura – a diversidade e o diálogo de culturas
              - Absoluto / Relativo
              - Cultura
              - A relação entre a diversidade cultural, o relativismo e a tolerância.
3        – Dimensão da acção e os valores
            – A dimensão ético-política
         - Análise e compreensão da experiência convivencial
            – Intenção ética e normal moral
- Ética
- Moral
            – A dimensão pessoal e social da ética – o si mesmo, o outro e as instituições
- Responsabilidade
- Por que razão havemos de ser morais?
            – A necessidade de fundamentação da moral – análise comparativa de duas perspectivas filosóficas.
     - Confronto entre a ética utilitarista do Stuart Mill e a ética deontológica de Kant.


            – Ética, direito e política – liberdade e justiça social ; igualdade e diferenças; justiça e equidade.
A ética é reflexão sobre os problemas morais. Preocupa-se com os ideais da acção humana, isto é, como deve ser a acção humana, diz respeito à reflexão dos princípios ideais da acção.
A ética, o direito e a política são campos que estão relacionados, mas que não devem ser confundidos. Estão relacionados porque se relacionam com o agir humano. Tanto a política como o direito devem ter como base princípios éticos. A realização do ser humano no interior de uma sociedade é essencialmente configurada pelo direito e pela política. Estas surgem devido à necessidade de harmonizar os interesses individuais com os interesses colectivos de forma não violenta, tendo em conta a convivência pacífica.
O direito é o conjunto de normas que regulam as relações entre os cidadãos, estabelecendo também formas de punição para a violação dessas normas. O direito é o conjunto de normas que têm em conta a diferença de interesses entre os homens, com o objectivo de prever conflitos.
A política tem que ver com os projectos sociais e com os direitos e deveres dos cidadãos. É uma forma de enquadramento das relações sociais que pretende organizar e gerir as relações sociais, tendo em conta o bem-estar social.
Numa sociedade democrática, a liberdade individual não pode ser arbitrariamente incondicional, pois o direito de cada indivíduo à realização dos seus interesses e das suas aspirações não pode eliminar o direito à realização das aspirações e dos interesses dos outros cidadãos.
Para isso é necessário o Estado de direito, que é a essência de uma sociedade democrática, que equaciona o respeito pela liberdade individual como garantia da liberdade civil. O Estado é, assim, a forma moderna de organização política. Por estado de direito entende-se o sistema político que respeita as liberdades de tal modo que ninguém, nem mesmo o próprio Estado, se encontrem acima da lei. O Estado estabelece, assim, a igualdade de todos perante a lei, reconhecendo a igualdade de direito a todos os cidadãos. É a garantia última da igualdade e da liberdade. O Estado é, então, a institucionalização do exercício do poder político e da autoridade, tendo em vista a concretização dos fins a que a comunidade definiu como bons.
Por Estado de direito entende-se o sistema político que respeita as liberdades de tal modo que ninguém, nem mesmo o próprio estado se encontra a cima lei. O Estado estabelece, assim, a forma moderna de organização política, e a igualdade de todos perante a lei, reconhecendo a igualdade de direito a todos. É a garantia última da igualdade e da liberdade.
O que legitima a autoridade do Estado é, segundo Aristóteles, é o Estado ser a forma mais elaborada de sociedade. O homem é por natureza um animal político, não pode viver sosinho, nem sozinho pode alcançar a perfeição de um Estado. A política torna-se assim, a forma mais eficaz de civilizar e moderar os costumes de um Estado.
Segundo Locke
                      - Estado
                      - Justiça social
                      - Liberdade
                     - Sociedade civil
                     - Equidade
                     - O que legitima a autoridade do estado? – Comparação das respostas de Aristóteles e de Locke.
                     - Como é possível uma sociedade justa ? – A resposta de Rawls.


            – A dimensão estética – Análise e compreensão da experiência estética.
  
            – A experiência e os juízos estéticos
- Estética
 - Experiência estética
- Juízo estético
- Belo
- Gosto
- Como se distingue a experiência estética dos outros tipos de experiência? – A resposta de Kant e a noção de desinteresse.
 - A justificação do juízo estético : subjectivismo estético e objectivismo estético.


            – A criação artística e a obra de arte.
                - Arte
                - A teoria da arte como imitação
                 - A teoria da arte como expressão
                 - A teoria da arte como forma.
A dimensão ética da acção humana. Poder do point