Módulos 4, 5 e 6.
Módulo 4 – Racionalidade argumentativa e a filosofia
1 – Argumentação e lógica formal
1.1 – Distinção validade / verdade
- Argumento e proposição
- Forma e conteúdo
- Validade e verdade
- Dedução e indução
1.2 – Formas de inferência válida
Lógica silogística:
- As quatro formas lógicas: A, E, I e O
- Forma canónica
- Termo sujeito e termo predicado
- Definição de silogismo
- Termos menor, maior e médio
- Distribuição dos termos
- Regras do silogismo válido
1– Argumentação e lógica formal
1.3. Falácias
– Principais falácias
Falácias silogísticas:
- Quatro termos
- Termo médio não distribuído
- Ilícita maior
-Ilícita menor
2 – Argumentação e retórica
- 1 – O domínio do discurso argumentativo: a procura de adesão do auditório
b. – O discurso argumentativo: principais tipos de argumentos e falácias informais
- Indução (generalização e previsão)
- Argumento de autoridade
- Argumento por analogia
- Entimema
- Distinção entre falácia formal e falácia informal
- Falácias informais: ad hominem, ad misericordiam, post hoc (homenagem à Sara e à Juliana), apelo à ignorância, apelo à força, falso dilema e petição de princípio.
3 – Argumentação e filosofia
3.1 – Filosofia, retórica e democracia
3.2 – Persuasão e manipulação ou os dois usos da retórica
- Persuasão
- Manipulação
3.3 – Argumentação, verdade e ser
- Os argumentos filosóficos contra o mau uso da retórica
Módulo 5: O conhecimento e a racionalidade científico tecnológica
1. Descrição e interpretação de actividade cognoscitiva
1.1 – Estrutura do acto de conhecer
- Conhecimento (causa verdadeira justificada)
- Sujeito
- Objecto
- A priori / a posteriori
- Distinção entre saber que e saber fazer
- Caracterização e discussão da noção de conhecimento como crença verdadeira justificada
- Distinção entre conhecimento a priori e conhecimento a posteriori
1.2 – Análise comparativa de duas teorias explicativas do conhecimento
- Dúvida / certeza
- A possibilidade do conhecimento: será que sabemos o que julgamos saber?
- Confronto das posições dos cépticos, de Descartes e de Hume em relação à possibilidade de conhecimento
- Confronto das posições de Descartes e de Hume sobre a origem do conhecimento
- – Estatuto do conhecimento científico
2.1 – Conhecimento vulgar e conhecimento científico
2.2 – Ciência e construção – validade e verificabilidade das hipóteses
- Teoria
- Hipótese
- Verificabilidade
- Falsificabilidade
- Podem as hipóteses científicas serem verificadas?
- O papel da indução no método científico
- O problema da justificação da indução
- O método de conjecturas e refutações
- O falsificacionismo de Popper
2.3 – A racionalidade científica e a questão da objectividade
- Objectividade
- É a ciência objectiva?
- A perspectiva de Kuhn sobre a objectividade da ciência.
- Temas problemas da cultura científico-tecnológica
ou: a tecnologia e a ética;
ou: a manipulação genética;
Módulo 6: desafios e horizontes da Filosofia.
Opção por um tema:
- A Filosofia e outros saberes: a necessidade contemporânea de uma nova racionalidade – a plurivocidade da verdade;
- A Filosofia na cidade: a Filosofia, a cidade e a construção da cidadania;
- A Filosofia e o sentido: a tarefa do ser no mundo e a responsabilidade pelo futuro.
Argumentação
Conhecimento
Argumentação
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