Filosofia 11ºano.

Módulos 4, 5 e 6.

Módulo 4 – Racionalidade argumentativa e a filosofia
1 – Argumentação e lógica formal
1.1 – Distinção validade / verdade
             - Argumento e proposição
             - Forma e conteúdo
             - Validade e verdade
             - Dedução e indução

  1.2 – Formas de inferência válida
          Lógica silogística:
                     - As quatro formas lógicas: A, E, I e O
                     - Forma canónica
                     - Termo sujeito e termo predicado
                     - Definição de silogismo
                     - Termos menor, maior e médio
                     - Distribuição dos termos
                      - Regras do silogismo válido


       1– Argumentação e lógica formal
1.3. Falácias

– Principais falácias
            Falácias silogísticas:
              - Quatro termos
              - Termo médio não distribuído
               - Ilícita maior
              -Ilícita menor



  2 – Argumentação e retórica

  1. 1 – O domínio do discurso argumentativo: a procura de adesão do auditório
b.      – O discurso argumentativo: principais tipos de argumentos e falácias informais
          - Indução (generalização e previsão)
         - Argumento de autoridade
         - Argumento por analogia
         - Entimema
         - Distinção entre falácia formal e falácia informal
         - Falácias informais: ad hominem, ad misericordiam, post hoc (homenagem à Sara e à Juliana), apelo à ignorância, apelo à força, falso dilema e petição de princípio.





3 – Argumentação e filosofia

   3.1 – Filosofia, retórica e democracia
   3.2 – Persuasão e manipulação ou os dois usos da retórica
            - Persuasão
            - Manipulação
       

  3.3 – Argumentação, verdade e ser

                          - Os argumentos filosóficos contra o mau uso da retórica

  



Módulo 5: O conhecimento e a racionalidade científico tecnológica
1. Descrição e interpretação de actividade cognoscitiva
  1.1 – Estrutura do acto de conhecer
                 - Conhecimento (causa verdadeira justificada)
                 - Sujeito
                 - Objecto
                 - A priori / a posteriori
                - Distinção entre saber que e saber fazer
                - Caracterização e discussão da noção de conhecimento como crença verdadeira justificada
                 - Distinção entre conhecimento a priori e conhecimento a posteriori


          1.2 – Análise comparativa de duas teorias explicativas do conhecimento
                               - Dúvida / certeza
                               - A possibilidade do conhecimento: será que sabemos o que julgamos saber?
                                - Confronto das posições dos cépticos, de Descartes e de Hume em relação à possibilidade de conhecimento
                                - Confronto das posições de Descartes e de Hume sobre a origem do conhecimento


  1. – Estatuto do conhecimento científico
2.1 – Conhecimento vulgar e conhecimento científico
2.2 – Ciência e construção – validade e verificabilidade das hipóteses
                - Teoria
                - Hipótese
                - Verificabilidade
                - Falsificabilidade
                - Podem as hipóteses científicas serem verificadas?
               - O papel da indução no método científico
               - O problema da justificação da indução
               - O método de conjecturas e refutações
               - O falsificacionismo de Popper


    2.3 – A racionalidade científica e a questão da objectividade
                              - Objectividade
                              - É a ciência objectiva?
                              - A perspectiva de Kuhn sobre a objectividade da ciência.

  1. Temas problemas da cultura científico-tecnológica
ou: a tecnologia e a ética;
ou: a manipulação genética;

Módulo 6: desafios e horizontes da Filosofia.
Opção por um tema:
  1. A Filosofia e outros saberes: a necessidade contemporânea de uma nova racionalidade – a plurivocidade da verdade;
  2. A Filosofia na cidade: a Filosofia, a cidade e a construção da cidadania;
  3. A Filosofia e o sentido: a tarefa do ser no mundo e a responsabilidade pelo futuro.  


Argumentação

Conhecimento