Escola lá do sítio

Ensino Secundário

2010/2011

Duração da Prova: 90 minutos.
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Grupo I
« Se formularmos o juízo “ o sol aquece a pedra” fazemo-lo fundando-nos em determinadas percepções. Vemos como o sol ilumina a pedra e comprovamos ao tocá-la que a aquece paulatinamente. Para formular este juízo apoiamo-nos, pois, nos dados dos nossos sentidos – a vista e o tacto – ou, em suma, na experiência. Mas o nosso juízo apresenta um elemento que não está contido na experiência. O nosso juízo não diz somente que o sol ilumina a pedra e que esta aquece mas também afirma que entre estes dois processos existe uma relação íntima, uma relação causal.»
J. Hessen, Teoria do conhecimento, Coimbra Editores.
1. Tendo em conta o texto, caracterize os tipos de conhecimento que podem advir da percepção segundo David Hume.
«Todas as percepções do espírito humano se reduzem a dois géneros distintos que designarei por impressões e ideias. As percepções que penetram com mais força e violência podemos chamar-lhes impressões.»
David Hume, Tratado da natureza humana.
2. Tendo em conta o texto, identifique o papel das ideias no conhecimento.
Grupo II
“Admitamos pois, que, na origem, a alma é como uma tábua rasa, sem quaisquer caracteres, vazia de ideia alguma: como adquire ideias? (…) onde vai ela buscar esses materiais que fundamentam os seus raciocínios e os seus conhecimentos? Respondo com uma palavra: a experiência.”
Hume, David, Investigação sobre o entendimento humano.
- Comente o texto apresentado, avaliando a perspectiva presente no mesmo.
“ (...) Este princípio é o costume ou hábito pois, onde quer que a repetição de qualquer acto ou a operação particular manifeste uma propensão para renovar o mesmo acto ou operação, sem ser impulsionado por raciocínio ou processo algum de entendimento, dizemos sempre que essa propensão é o efeito do costume. (...) “
Hume, David, Investigação sobre o entendimento humano.
- A partir do texto apresentado, explica o papel do hábito no conhecimento.
FIM
Estrutura e cotação da prova
A Prova é constituída por 2 grupos. O Grupo I é constituído por duas questões com a cotação de 30 pontos cada. O Grupo II é constituído por duas questões, com uma cotação de 70 pontos cada.
Grupo I | .................. (2x30) ………………. | 60 pontos |
Grupo II | .................. (2x70) ………………. | 140 pontos |
| Total da Prova | 200 pontos |

Escola lá do sítio
Prova Escrita de Filosofia – Módulo 4, 5 e 6
Ensino Recorrente de Nível Secundário

2010/2011

Duração da Prova: 135 minutos.
Grupo I
«A prova demonstrativa diz respeito à verdade de uma conclusão ou, pelo menos, à sua relação necessária com as premissas. Em princípio a lógica formal não se ocupa com adesão de qualquer coisa à verdade das proposições em vista. A prova é impessoal e a sua validade não depende em nada da opinião. Aquele que infere no seio de um dado sistema só pode aceitar o resultado das suas deduções. Em contra partida, toda a argumentação é pessoal; dirige-se a indivíduos em relação aos quais ela se esforça por obter a adesão, a qual é susceptível de ter uma intensidade variável.»
C. Perelman - Argumentação, In Enciclopédia Einaudi, vol., 11. Lisboa, Imprensa Nacional, 1987.
Tendo em conta o texto:
1. Distinga o discurso argumentativo do discurso demonstrativo.
- Caracteriza o objecto e objectivo de estudo da lógica.
- Caracterize o raciocínio dedutivo e indutivo.
- Constrói uma definição de conceito.
- Considere a proposição que se segue: “ Alguns professores são belos”
a) Construa o quadrado lógico partindo da proposição apresentada.
- Avalie os silogismos que se seguem e, no caso de não serem válidos, indique a regra ou regras que foram infringidas.
a)
Alguns futebolistas não são portugueses
Alguns futebolistas são Coreanos
Alguns portugueses não são coreanos
b)
Nenhum montanhista é alpinista
Nenhum montanhista é homem
Logo, todos os montanhistas são homens alpinistas
c)
Nenhum maluco é professor
Algumas pessoas altas são professores
Algumas pessoas altas são malucas
d)
Todos os estudantes são inteligentes
Calimero é estudante
Calimero é inteligente
Grupo II
“ O primeiro princípio da ciência será para nós a objectividade. O pensamento deve ser submetido aos factos. Os factos estão na origem das teorias e controlam-nas.”
R. Leclercq, Traité de la métode scientifique.
- A partir do texto apresentado, caracterize o conhecimento científico distinguindo-o do senso comum.
“É sempre possível demonstrar que qualquer teoria bem definida está errada, mas nunca se pode provar que está certa. Supúnhamos que inventam uma boa hipótese, calculam as consequências e verificam repetidamente que as consequências que calcularam estão de acordo com a experiência. A teoria estará então certa? Não. Simplesmente, não se provou que estava errada.”
R.P. Feynman, O que é uma lei física.
- A partir do texto apresentado, explique a posição de Popper em relação à ciência.
Grupo III
«(…) Vivemos todos, neste mundo, a bordo de um navio, saído de um porto que desconhecemos, para um porto que ignoramos; devemos ter, uns para os outros, uma amabilidade de viagem. (…)»
- Elabore um comentário à afirmação de Fernando Pessoa, relacionando-a com o tema – O ser humano e o sentido da existência.
Estrutura e cotação da prova
A Prova é constituída por 3 grupos.
O Grupo I é constituído por seis questões com a cotação de 20 pontos para a primeira questão, 10 pontos para a segunda, terceira e quarta questão e 20 pontos para a sexta questão.
O Grupo II é constituído por duas questões, com uma cotação de 30 pontos para a primeira questão e 40 pontos para a segunda questão.
O terceiro grupo é constituído por uma questão com a cotação que vale 40 pontos.
Grupo I | ................(6x20x10x10x10x20x20) | 90 pontos |
Grupo II | ................................(2x30x40) | 70 pontos |
Grupo III | ......................................(1x40) | 40 pontos |
| Total da Prova | 200 pontos |
FIM