Testes e exercícios de Filosofia

Escola lá do sítio       
Teste de Filosofia: David Hume
Ensino Secundário                                                   
 
2010/2011

Duração da Prova: 90 minutos.



Grupo I
« Se formularmos o juízo “ o sol aquece a pedra” fazemo-lo fundando-nos em determinadas percepções. Vemos como o sol ilumina a pedra e comprovamos ao tocá-la que a aquece paulatinamente. Para formular este juízo apoiamo-nos, pois, nos dados dos nossos sentidos – a vista e o tacto – ou, em suma, na experiência. Mas o nosso juízo apresenta um elemento que não está contido na experiência. O nosso juízo não diz somente que o sol ilumina a pedra e que esta aquece mas também afirma que entre estes dois processos existe uma relação íntima, uma relação causal.»
J. Hessen, Teoria do conhecimento, Coimbra Editores.

1.      Tendo em conta o texto, caracterize os tipos de conhecimento que podem advir da percepção segundo David Hume.

«Todas as percepções do espírito humano se reduzem a dois géneros distintos que designarei por impressões e ideias. As percepções que penetram com mais força e violência podemos chamar-lhes impressões.»

David Hume, Tratado da natureza humana.

2. Tendo em conta o texto, identifique o papel das ideias no conhecimento.
Grupo II


“Admitamos pois, que, na origem, a alma é como uma tábua rasa, sem quaisquer caracteres, vazia de ideia alguma: como adquire ideias? (…) onde vai ela buscar esses materiais que fundamentam os seus raciocínios e os seus conhecimentos? Respondo com uma palavra: a experiência.”
Hume, David, Investigação sobre o entendimento humano.

  1. Comente o texto apresentado, avaliando a perspectiva presente no mesmo.
 “ (...) Este princípio é o costume ou hábito pois, onde quer que a repetição de qualquer acto ou a operação particular manifeste uma propensão para renovar o mesmo acto ou operação, sem ser impulsionado por raciocínio ou processo algum de entendimento, dizemos sempre que essa propensão é o efeito do costume. (...) “
Hume, David, Investigação sobre o entendimento humano.


  1. A partir do texto apresentado, explica o papel do hábito no conhecimento.

FIM
Estrutura e cotação da prova
         A Prova é constituída por 2 grupos. O Grupo I é constituído por duas questões com a cotação de 30 pontos cada. O Grupo II é constituído por duas questões, com uma cotação de 70 pontos cada.
        
Grupo I
.................. (2x30) ……………….
60 pontos
Grupo II
.................. (2x70) ……………….
140 pontos
 
Total da Prova
200 pontos
 

 Escola lá do sítio
Prova Escrita de Filosofia – Módulo 4, 5 e 6
Ensino Recorrente de Nível Secundário                                                                      
 

2010/2011
 

Duração da Prova: 135 minutos.
Grupo I
«A prova demonstrativa diz respeito à verdade de uma conclusão ou, pelo menos, à sua relação necessária com as premissas. Em princípio a lógica formal não se ocupa com adesão de qualquer coisa à verdade das proposições em vista. A prova é impessoal e a sua validade não depende em nada da opinião. Aquele que infere no seio de um dado sistema só pode aceitar o resultado das suas deduções. Em contra partida, toda a argumentação é pessoal; dirige-se a indivíduos em relação aos quais ela se esforça por obter a adesão, a qual é susceptível de ter uma intensidade variável.»
C. Perelman - Argumentação, In Enciclopédia Einaudi, vol., 11. Lisboa, Imprensa Nacional, 1987.

Tendo em conta o texto:


1.       Distinga o discurso argumentativo do discurso demonstrativo.
  1. Caracteriza o objecto e objectivo de estudo da lógica.
  2. Caracterize o raciocínio dedutivo e indutivo.
  3. Constrói uma definição de conceito.
  4. Considere a proposição que se segue: “ Alguns professores são belos”
a)       Construa o quadrado lógico partindo da proposição apresentada.
  1. Avalie os silogismos que se seguem e, no caso de não serem válidos, indique a regra ou regras que foram infringidas.
a)
Alguns futebolistas não são portugueses
Alguns futebolistas são Coreanos
Alguns portugueses não são coreanos
b)
Nenhum montanhista é alpinista
Nenhum montanhista é homem
Logo, todos os montanhistas são homens alpinistas
c)
Nenhum maluco é professor
Algumas pessoas altas são professores
Algumas pessoas altas são malucas
d)
Todos os estudantes são inteligentes
Calimero é estudante
Calimero é inteligente
Grupo II

“ O primeiro princípio da ciência será para nós a objectividade. O pensamento deve ser submetido aos factos. Os factos estão na origem das teorias e controlam-nas.”
R. Leclercq, Traité de la métode scientifique.
  1. A partir do texto apresentado, caracterize o conhecimento científico distinguindo-o do senso comum.
 
“É sempre possível demonstrar que qualquer teoria bem definida está errada, mas nunca se pode provar que está certa. Supúnhamos que inventam uma boa hipótese, calculam as consequências e verificam repetidamente que as consequências que calcularam estão de acordo com a experiência. A teoria estará então certa? Não. Simplesmente, não se provou que estava errada.”
R.P. Feynman, O que é uma lei física.

  1. A partir do texto apresentado, explique a posição de Popper em relação à ciência.

Grupo III
«(…) Vivemos todos, neste mundo, a bordo de um navio, saído de um porto que desconhecemos, para um porto que ignoramos; devemos ter, uns para os outros, uma amabilidade de viagem. (…)»
  1. Elabore um comentário à afirmação de Fernando Pessoa, relacionando-a com o tema – O ser humano e o sentido da existência.
Estrutura e cotação da prova
            A Prova é constituída por 3 grupos.
O Grupo I é constituído por seis questões com a cotação de 20 pontos para a primeira questão, 10 pontos para a segunda, terceira e quarta questão e 20 pontos para a sexta questão.
O Grupo II é constituído por duas questões, com uma cotação de 30 pontos para a primeira questão e 40 pontos para a segunda questão.
O terceiro grupo é constituído por uma questão com a cotação que vale 40 pontos.
           
Grupo I
................(6x20x10x10x10x20x20)
90 pontos
Grupo II
................................(2x30x40)
70 pontos
Grupo III
......................................(1x40)
40 pontos

Total da Prova
200 pontos


FIM