Psicologia 12ºano.


Planificação anual da disciplina de Psicologia B

2010/2011

Deverão ser desenvolvidas as seguintes competências essenciais:

Conhecer a especificidade da Psicologia
Conhecer a evolução da Psicologia científica
Conhecer os diversos domínios de aplicação da Psicologia
Situar a Psicologia no conjunto dos saberes
Adquirir e aplicar conceitos específicos da Psicologia.
Confrontar diferentes teorias e correntes psicológicas
Dominar teorias psicológicas que possibilitem a compreensão do comportamento próprio e alheio.
Pesquisar, organizar e aplicar informação pertinente na abordagem de temas/problemas da psicologia.
Assimilar os conteúdos programáticos que visam uma melhor compreensão da especificidade do ser humano.
Adquirir uma perspectiva científica sobre a evolução da espécie humana e do indivíduo no seu contexto sócio cultural

No primeiro período:
Neste primeiro período os professores da disciplina acharam por bem começar a leccionação dos conteúdos da disciplina pela unidade dois – A Procura da Mente, pois entendem que os alunos compreenderão melhor a Psicologia sabendo o que ela é em primeiro lugar. Assim no primeiro período estuda-se:
Unidade 2. 5.º Tema: Problemas e conceitos teóricos estruturadores da Psicologia.
- P27-As grandes dicotomias relacionadas com a explicação do comportamento humano;
- P28- Conceitos estruturadores de diferentes concepções de homem;
-P29- Tendências da Psicologia na actualidade.
Depois de se entender o que é a Psicologia estuda-se A Entrada na Vida, Unidade I, 1.º Tema: Antes de mim
– A genética, o cérebro e a cultura.
Genética
-P1- Agentes responsáveis pela transmissão genética;
-P2- Influências genéticas e epigenéticas no comportamento;
-P3- A complexidade do ser humano e o seu inacabamento biológico;
Cérebro
-P4- Elementos estruturais e funcionais do sistema nervoso humano;
-P5- Funcionamento global do cérebro humano;
-P6- O cérebro e a capacidade de adaptação e autonomia do ser humano;
Cultura
-P7- Factores fundamentais no processo de tornar-se humano;
-P8- A história pessoal como um contínuo de organização entre factores internos e externos;
-P9- A riqueza da diversidade humana.

No segundo período:
No segundo período os professores decidiram trabalhar o 2.º Tema: Eu – A mente e a integração das dimensões cognitiva, emocional e conativa, e A Construção da Identidade.
-P10- A mente, conjunto integrado de processos cognitivos, emocionais e conativos;
Cognição
-P11- O carácter específico dos processos cognitivos;
-P12- O carácter específico dos processos emocionais;
Conação
-P13- O carácter específico dos processos conativos;
Construção da Identidade
-P14- Dimensões biológicas e sociais dos processos mentais;
-P15- Papel dos processos mentais na vida quotidiana;
-P16- A mente, sistema de construção do mundo;
-P17- A identidade, factor distintivo entre os seres humanos;


No terceiro período:
            No 3º período trabalhar-se-á o 3º, 4º e 6º temas.
- 3.º Tema: Eu com os outros – Relações precoces e as relações interpessoais.
Relações precoces
-P18- Relações precoces;
-P19- Estrutura da relação do bebé com a mãe
-P20- O papel das relações precoces no tornar-se humano;
Relações interpessoais
-P21-Processos fundamentais de cognição social;
-P22-Processos de influência entre indivíduos;
-P23-Processos de relação entre indivíduos e grupos;

4.º Tema: Eu nos contextos -
O modelo ecológico do desenvolvimento
-P24- Contextos de existência dos indivíduos;
-P25-Inter relações entre os contextos;
-P26- O papel dos contextos no comportamento dos indivíduos;

6.º Tema: A Psicologia Aplicada em Portugal
A psicologia aplicada
-P30- Níveis e áreas de trabalho da psicologia em Portugal;
-P31- Psicólogos clínicos, psiquiatras, psicanalistas e psicoterapeutas;
-P32-A intervenção do psicólogo como produtor de desenvolvimento e de autonomia.


Critérios Avaliação:

Atendendo a que a avaliação é um processo contínuo a avaliação deverá ser formativa e sumativa, a classificação a atribuir no final de cada período integrará a classificação de todos os instrumentos de avaliação existentes.

Critérios de Correcção (testes e trabalhos):

Aquisição e compreensão de conceitos, problemas e teorias;
Capacidade reflexiva, crítica e criativa;
Estrutura lógica do pensamento e do discurso;
Certo/Errado, quando se tratar de respostas de escolha múltipla e/ou
Verdadeiro/Falso ou ainda no caso de resolução de exercícios.

Critérios Avaliação:

Para os testes – 50%; trabalhos escritos, individuais ou em grupo/orais, individuais ou em grupo – 30%; para o comportamento, assiduidade e pontualidade 20%.